quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Cosmopolita paradoxal




Os pés querem seguir para rumos indefinidos, distantes ou não. Os olhos estão famintos por paisagens com cores novas, a língua sedenta por novos sabores e claro os ouvidos ávidos por timbres diferenciados... não só de coisa, mas também de gente, não só de chão, mas também de substância. As mãos nunca hesitaram na exploração, pois sabem assim como o restante dos curiosos em mim presentes que tudo isto é seu, e que está ali para ser tateado, e os outros também sendo conscientes de tal aquisição degustam, farejam, atentam-se por tudo, e aproveitam. E temos portanto fome do novo e do velho, fome dos calos nos pés, e até mesmo dos olhos cansados e caídos após um longo dia de grandes aperitivos mundanos ou incorpóreos... Por que não há limites, por que não há fim... Mesmo que levantem todas as pedras e pedregulhos para descobrir qual areia está ela cobrindo, essa mesma e todo o seu contexto mudam, e passam a ser novamente objetos aptos a apreciação, e mesmo que nem uma breve brisa a deslize é possível ser observada e mesmo assim observar novas e velhas características e ficar deslumbrado e maravilhado com tanta sutileza e dinâmica. E por isso sempre aparento a cara de míngua, pela minha insaciável necessidade de tatear, mesmo o que já foi apalpado...


Mas o que impede a minha livre cavalgada não é o medo da cavalaria que diz acompanhar, o que impede são meus passos em desacordo, a minha completa falta de disposição ordenada, tanto em sentimentos e pensamentos como em minha pintura dita obrigatória e que pedem ser sempre apresentável... A cavalaria não me incomoda e minhas meias velhas não me deixam confusa... O que contorce minha ponderação atenciosa, e o que me faz sempre, ou quase sempre, sentir como fator de peso para as minhas bruscas freiadas pode ser chamado ou classificados por algo como um "mal auto conhecimento", e tudo isso pelo simples fato de nunca me encontrar em um lugar que esteja basicamente agradável por inteiro, nunca estar com pessoas que me tratam completamente como eu idealizei... o que me impede o aroma das plantas é a má interpretação da vida, e essa necessidade eterna de extremismo, ou é romantico, ou é real - e nunca meio termo - é um eterno "cobrar sem palavras", e uma eterna máscara pintada na cara, dizendo " Ei! Olhe pra mim, não vê como não me importo com nada?! Venham, sou legal, e não vou te tratar mal, por que eu nunca me importo, não vê como sou desligada?! Não vê como sou animada e tranquila?! Comigo nada é problema..." quando na verdade, cada vez mais a única coisa que me torno, é um próprio problema...

3 comentários:

Matheus disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Matheus disse...

Gostei especialmente do primeiro parágrafo.
Entretanto o segundo é mais profundo, mais subjetivo, e diz muito sobre o que não é visível, do oculto, do que escondemos nas "profundezas insondáveis" do que chamamos de ser ou mesmo alma.

Você escreve bem Raíssa, continue exercitando essa catarse, essa sinceridade, esta busca por si mesma, enquanto compartilha com seus leitores seus pensamentos e sentimentos.

(malz se ficou muito pomposo ... hehe)

Beto Macedo disse...

Me questiono

caio numa rede

e vejo novas perguntas.

Caixa de lembranças